
Fogo Na Rede
·18 febbraio 2025
Rizek lembra aval da Fifa sobre gramado sintético no futebol: ‘Movimento dos jogadores terá pouco efeito’

Fogo Na Rede
·18 febbraio 2025
Apresentador do “Seleção SporTV”, André Rizek entrou no debate sobre o gramado sintético no futebol brasileiro. Nesta terça, 18, um grupo de jogadores entre os quais Neymar e Phillipe Coutinho, assinaram manifesto contra da grama articial. Para Rizek, no entanto, o protesto é ineficaz uma vez que a Fifa aprova o piso.
– Até onde eu sei, essa questão não tem muita força, porque a grama sintética é aprovada pela Fifa. Basta passar por uma inspeção, que geralmente ocorre em abril, e eles dão o aval, a menos que uma liga específica decida o contrário, como ocorre em algumas partes da Europa. Como aqui é pouco provável que a CBF tome essa decisão, e não há uma liga única no comando, vejo o movimento como positivo; os jogadores têm todo o direito e dever de se preocupar com suas condições de trabalho. Mas, pela minha experiência, acredito que terá pouco efeito. Provavelmente veremos um aumento na quantidade de clubes e estádios adotando grama sintética no Brasil – iniciou.
Foto: Vítor Silva / Botafogo
– Não estou ciente de quaisquer mudanças por parte da CBF para proibir gramado sintético. Pelo contrário, estamos vendo o Pacaembu ser reinaugurado com esse tipo de gramado, além de Palmeiras, Botafogo, Furacão, e em breve o Galo também. O uso de gramados sintéticos está crescendo, como os jogadores mencionam, e não deve parar. Parece evidente que haverá mais gramados assim no futebol brasileiro, principalmente porque facilita a realização de shows nos estádios. Estou apenas observando que, embora o movimento dos jogadores seja válido e importante, é improvável que ele obtenha sucesso, já que essa prática é permitida após aprovação na inspeção – finalizou.