AVANTE MEU TRICOLOR
·27 febbraio 2025
Sugerido por blogueiro, nome de Fernandinho como substituto 'tampão' de Pablo Maia é discutido no São Paulo

AVANTE MEU TRICOLOR
·27 febbraio 2025
Volante durante partida pelo Athletico-PR (Heuler Andrey/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Apesar de dizer publicamente que não buscará substitutos para Pablo Maia e confirmar a promoção definitiva de Negrucci ao time principal, a diretoria do São Paulo avalia desde o início da semana o nome de Fernandinho e estuda se faz uma proposta no chamado 'termos de risco' para ter o experiente jogador no elenco diante da carência de primeiros volantes.
A informação foi revelada ao AVANTE MEU TRICOLOR por uma fonte da cúpula do futebol são-paulino. E o nome do volante, que disputou as duas últimas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, entrou na pauta por sugestão de um blogueiro com acesso à diretoria.
Fernandinho, que fará 40 anos em maio, é amigo pessoal de Luiz Gustavo, o que poderia servir como um facilitador da negociação. A ideia é perguntar se o jogador estaria disposto a aceitar um salário abaixo do que recebia no Athletico-PR e um contrato de produtividade curto.
Importante ressaltar, contudo, que isso apenas é uma ideia interna do Triciolor. Nenhum tipo de conversa com Fernandinho ou alguém de seu estafe foi iniciada.
O experiente volante está desempregado desde o início do ano, quando acabou dispensado do clube paranaense onde foi revelado e é ídolo por conta do rebaixamento à Série B e a necessidade de cortar gastos.
Apesar de ser a referência do time athleticano nos últimos anos, o jogador teve um 2024 complicado, cercado de contusões.
Mesmo assim, o nome é bem visto internamente no São Paulo pela avaliação positiva da sua capacidade física e de liderança, capaz de tornar o setor deficitário bem servido para a disputa, principalmente, da Copa Libertadores.
Fora isso, Fernandinho está desempregado, o que não acarretaria custos extras para a contratação e permitira que ele fosse inscrito no BID da CBF a qualquer momento, independente das datas limites das janelas de transferências.
A preocupação maior do São Paulo seria a financeira mesmo. Asfixiado com o teto de gastos imposto pelo fundo de investimentos que assinou nesta temporada para o pagamento de dívidas, a diretoria sabe que Fernandinho negociou e recusou outros clubes. Atlético-MG e Fluminense foram alguns dos interessados que procuraram o jogador e não conseguiram avançar em um acordo.
Para a vaga de Pablo Maia, que passou por cirurgia e deve ficar fora pelo menos até o segundo semestre, o São Paulo tem na mira também Thiago Mendes, que já passou pelo Morumbi no passado. Clube e jogador tem apalavrados um acordo de dois anos, mas o jogador só poderá se apresentar após o fim de seu contrato atual com um clube do Catar, em julho. O Tricolor não tem condições de arcar com a rescisão exigida pelos asiáticos.