MundoBola Flamengo
·6 maggio 2025
TAS toma decisão sobre León e Flamengo pode reencontrar América-MEX

MundoBola Flamengo
·6 maggio 2025
O Super Mundial de Clubes da Fifa se aproxima, mas ainda não há definição sobre o último time a entrar no grupo do Flamengo. No entanto, já se sabe quem não estará no Grupo D.
Isso porque o León, do México, teve o recurso rejeitado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) nessa terça-feira (6). A Fifa excluiu a equipe da competição por pertencer ao mesmo grupo que o Pachuca, que também está no torneio, contrariando as regras do torneio.
O León tentou reverter a decisão, mas recebeu a resposta negativa. Dessa forma, a equipe está confirmada fora do Super Mundial de Clubes.
Sem o León, o Alajuelense, da Costa Rica, tentava entrar pelo ranking da Concacaf. No último dia 24, em Madrid, o julgamento da Alajuelense já havia se iniciado. A imprensa espanhola denota cerca de cinco horas de apresentações de argumentos e documentos por parte dos costa-riquenhos em busca da vaga.
Mas a equipe também não entra na competição, já que o TAS também divulgou que rejeitou seu recurso.
"O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitou os recursos interpostos pelo Club León, Club de Fútbol Pachuca (Pachuca) e Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA) contra as decisões da Fifa em relação à Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025", diz o documento.
O Flamengo, portanto, pode reencontrar velho conhecido. O América-MEX foi algoz do clube na Libertadores 2008, com Cabañas sendo o herói ao conseguir a remontada no Maracanã. No México, o Rubro-Negro venceu por 4 a 2, mas, na volta, perdeu por 3 a 0. O episódio ficou marcado como um dos mais dolorosos para muitos torcedores.
A ideia da Fifa para preencher a vaga no Grupo D do Super Mundial de Clubes éorganizar um jogo entre Los Angeles FC e América-MEX. O vencedor fica com a vaga. Isso porque o Los Angeles FC - que, vale frisar, não é o Galaxy - foi vice da ConcaChampions, em 2023. Já o América-MEX é o time com a melhor colocação no ranking.
Após a decisão do TAS, o León se posicionou e mostrou frustração por não conseguir reverter a decisão na Justiça.
O clube alega que a influência dos rivais e os altos interesses superaram a vaga conquistada em campo pelo clube, mas mostra respeito ao que foi definido e aceita a decisão, apesar da dor de ficar de fora do grupo do Flamengo no Super Mundial de Clubes da Fifa.