oGol.com.br
·17 aprile 2025
Vila Nova vem em melhor fase para o Derby do Cerrado, mas Goiás quer dar o troco do estadual

oGol.com.br
·17 aprile 2025
Goiás e Vila Nova se enfrentam pela segunda temporada consecutiva na Série B. O Derby do Cerrado de hoje (17) coloca as equipes em posições opostas: enquanto o Esmeraldino tenta se recuperar após ter caído nas semifinais do Campeonato Goiano justamente para o rival alvirrubro, o Tigre chega embalado por ter conquistado o estadual após 19 anos. O Vila vem em melhor fase, mas o Goiás tem a chance de dar o troco do estadual.
A equipe alviverde começou a Série B com um novo treinador, para assumir a superioridade que se esperava. Sob o comando de Vágner Mancini, o clube venceu Amazonas e Operário nas duas primeiras rodadas da Série B.
O Vila, que manteve o que deu certo no estadual, perdeu na estreia contra o Coritiba, mas se recuperou e venceu o Paysandu na segunda partida.
O Esmeraldino passou por uma reformulação significativa e reforçou seu elenco com nomes de destaque para a temporada de 2025. Arthur Caíke, Esli García, Juninho e, mais recentemente, Anselmo Ramon foram alguns jogadores que chegaram à Serrinha para somar. Dentre as 21 saídas, destacam-se Juninho, Bruno Herculano, Paulo Baya e Diego.
Porém, apesar das contratações de qualidade e numerosas (17 ao todo), o resultado não foi dos melhores no primeiro teste da temporada, o Campeonato Goiano. O Goiás não ergue a taça do estadual desde 2018 e, em três ocasiões (2023, 2022 e 2019), ficou com o vice-campeonato. Nas demais, o clube alternou entre eliminações nas semifinais e nas quartas.
Na edição atual, sob o comando de Jair Ventura, o Esmeraldino patinou. O clube foi derrotado nos confrontos diretos contra Atlético Goianiense e Vila Nova, perdeu pontos importantes contra Goiatuba (derrota), CRAC, Goianésia e ABECAT Ouvidorense (três empates) e se classificou ao mata-mata na quarta colocação.
Nas fases eliminatórias, a equipe da capital precisou de "São Tadeu" nos pênaltis para eliminar o CRAC após dois empates e caiu nas semifinais para o mesmo Vila Nova, após derrota pelo placar mínimo em casa e empate sem gols com o mando adversário. O Vila, posteriormente, venceu o Anápolis e conquistou o estadual.
Na outra competição do clube no início de 2025, a Copa Verde, o Goiás segue vivo. A equipe da capital começou nas oitavas de finais, quando atropelou o Rio Branco, passou sem tomar conhecimento do União nas quartas e contou com Tadeu brilhando nos pênaltis, mais uma vez, para eliminar o Brasiliense nas semis, após dois empates (3 a 3 e 0 a 0). A decisão é contra o Paysandu e, na partida de ida, um empate sem gols foi visto na Curuzu.
19 anos depois da última conquista, o Vila Nova voltou a terminar o Campeonato Goiano com a taça. Nesse período de jejum, foram três vice-campeonatos (2017, 2021 e 2024) e algumas eliminações precoces. Em 2025, o clube alvirrubro venceu o Anápolis na final após passar pelo Goiás nas semis e conquistou o título.
Assim como o rival alviverde, o Vila passou por alterações significativas em seu elenco. Foram 26 contratações, com destaques principais para Jean Mota, Gabriel Póveda e Tiago Pagnussat, e 27 saídas, tais quais Alesson (artilheiro e referência ofensiva da equipe em 2024), Henrique Almeida, Jemmes e Dênis Júnior.
O comando técnico foi outro setor que mudou para 2025. Rafael Lacerda teve destaque como treinador do Amazonas na última temporada e chegou ao clube goiano para fazer a equipe sonhar com o retorno à Série A após 40 anos da última participação. O clube alvirrubro terminou a Série B de 2024 na nona colocação com 55 pontos, em campanha consistente que chegou a flertar com o acesso, sem sucesso.
As decisões da diretoria deram resultado imediato no campeonato estadual. O Vila terminou a primeira fase na segunda colocação, com seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 11 jogos, e passou por Jataiense e Goiás até bater o Anápolis em uma grande virada na decisão. O clube foi derrotado na partida de ida da final por 2 a 0 fora de casa e venceu por 3 a 0 na segunda partida para ficar com o troféu.
Paralelo ao Campeonato Goiano, o Tigre parou nas quartas de finais da Copa Verde e eliminou Inter de Limeira e Rio Branco de Venda Nova para chegar à terceira fase da Copa do Brasil. O Vila não disparou no início da Série B, mas fez confrontos acirrados com Coritiba e Paysandu para vencer um deles no começo da trajetória do Campeonato Brasileiro.
Assim como o Vila vem em fase melhor na temporada, o clube alvirrubro tem a vantagem do retrospecto recente no Derby do Cerrado. Nos últimos dez confrontos entre as equipes, desde 2021, são seis vitórias pelo lado do Vila, três empates e apenas um triunfo do Goiás.
Além de ter dificuldade nas últimas partidas contra o Tigre, o Esmeraldino carrega consigo um tabu a ser quebrado na partida. A última vitória alviverde contra o Vila na Série B foi em 2011. Desde lá, foram três empates e sete triunfos do Tigre.