Portal dos Dragões
·9 gennaio 2025
Portal dos Dragões
·9 gennaio 2025
O treinador do FC Porto, Vítor Bruno, sofreu três derrotas em quatro confrontos com o Sporting e o Benfica esta temporada. O técnico irá enfrentar os seus rivais no Dragão, na segunda volta da Liga, e tem a oportunidade de reduzir esta estatística negativa.
A eliminação na Taça da Liga foi a terceira derrota em quatro confrontos com os principais rivais em 2024/25, o que significa que Vítor Bruno tem, até ao momento, o pior rácio de derrotas em clássicos desde o início do século.
Após a vitória sobre o Sporting, que resultou na conquista da Supertaça no início da temporada, o treinador perdeu em deslocações ao terreno do Sporting e do Benfica, no campeonato, e também na meia-final da Taça da Liga contra os leões.
Assim, o registo do treinador aponta para 75% de derrotas em clássicos, uma percentagem que não tem comparação neste século. Desde a temporada 2000/01, o pior registo de derrotas do FC Porto contra os principais rivais nunca ultrapassou os 50%, uma percentagem que foi alcançada em 2007/08, 2009/10, 2012/13, 2015/16 e 2023/24.
Na temporada anterior, com Sérgio Conceição ao comando, os dragões também contabilizaram uma vitória e três derrotas nos quatro primeiros grandes jogos, mas depois equilibraram a situação com um empate e uma nova vitória nos últimos confrontos, terminando com 33,3% de vitórias, 16,6% de empates e os já mencionados 50% de derrotas.
Vítor Bruno tem a oportunidade de melhorar este registo do seu antecessor, uma vez que irá enfrentar novamente o Benfica e o Sporting na segunda volta do campeonato, com a vantagem de que estes clássicos se realizarão no Estádio do Dragão.