Zerozero
·5. Januar 2025
Zerozero
·5. Januar 2025
É costume dizer-se, aquando de um novo ano civil, a expressão «ano novo, vida nova». Tal não se aplica nem ao Valadares Gaia, que no primeiro encontro de 2025 voltou a vencer pela margem mínima, nem ao Estoril Praia, que somou a terceira derrota seguida. A deslocação do emblema de Vila Nova de Gaia ao terreno da equipa da Linha terminou com novo triunfo por 0-1, o terceiro consecutivo para a Liga BPI.
A partida iniciou-se com um bom arranque do Valadares Gaia, que começou a controlar o encontro após o décimo minuto de jogo. Depois de uma chance de perigo ao quarto de hora, o golo - que viria a ser o único da partida - surgiu à passagem do minuto 18. Num lance bem desenhado, Érica Ventura, pelo flanco direito, desferiu um cruzamento milimétrico para a zona do segundo poste, onde Jennie Lakip, de cabeça, colocou a bola no fundo das redes.
Daí até ao intervalo, a equipa estorilista dominou o encontro, procurando de todas as formas e feitios reverter o marcador. Sara Brasil comandava os ataques e, já no período de compensação, desenhou o lance do 1-1 marcado por Daniela Santos. Este lance foi sujeito a longa análise do VAR, que o anulou por fora de jogo da autora do tento.
Todo o segundo tempo foi marcado por alguma apatia de ambas as equipas, mas principalmente pela falta de um melhor poder de fogo, especialmente da equipa da casa, com falta de quantidade e qualidade no número de chances de finalização. A melhor chance de todo o segundo tempo pertenceu novamente a Jennie Lakip, que acabou por rematar à trave.
Com este resultado, o Estoril Praia mantém-se em nono lugar, com os mesmos dez pontos. Já o Valadares ascende provisoriamente ao quarto posto, estando a sete pontos do terceiro classificado SC Braga. Na próxima jornada, a equipa canarinha vai receber o Sporting, ao passo que o emblema de Vila Nova de Gaia vai deslocar-se à casa do Damaiense.