oGol.com.br
·24 December 2024
oGol.com.br
·24 December 2024
Foram duas décadas de carreira afastado da "casa", mas Rafinha está de volta. Piá do Couto, o lateral direito retorna ao Coritiba mais experiente, e como multicampeão.
Rafinha tinha como meta terminar a carreira no meio de 2025, inicialmente no São Paulo. Mas o fim de ano trouxe mudanças no rumo e o lateral não renovou o contrato, assinando com o Coritiba.
Cria da base coxa branca, Rafinha fez sua estreia profissional em 2004. Um ano depois seguia para a Europa para defender o Schalke 04. Por lá, se tornaria referência, com cinco anos de casa.
Após breve passagem pelo Genoa, da Itália, Rafinha foi para o maior desafio na carreira em 2011, quando foi anunciado como reforço do Bayern de Munique. Por lá viveu anos vitoriosos, com sete Bundesligas no currículo e uma Liga dos Campeões, entre outros títulos.
Em 2019, Rafinha resolveu retornar ao Brasil e logo fez história com a camisa do Flamengo, campeão da Libertadores e do Brasileirão. Mas acabou por retornar ao futebol europeu em 2020, para defender o Olympiacos, em curta passagem antes de seguir para o Grêmio.
Depois de uma temporada no Tricolor Gaúcho, Rafinha seguiu para o São Paulo. No clube paulista, foi campeão da Copa do Brasil.
Em 2024, Rafinha conviveu com problemas físicos. Foram apenas 22 jogos e a sensação de que era preciso seguir na ativa para se despedir em alta, o que pretende fazer agora com a camisa do Coritiba.