Central do Timão
·11 January 2025
Central do Timão
·11 January 2025
Em nota oficial, nove clubes formadores exigiram a exclusão do Corinthians da Copa Votorantim de 2025. Esses clubes fazem parte do Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB), entre eles os rivais Palmeiras, São Paulo e Santos.
Os clubes solicitaram a exclusão do Alvinegro da competição Sub-15, uma das principais da categoria. Além dos três citados, outros times também assinaram o documento e, caso a solicitação não seja atendida, cogitam boicotar o torneio.
Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians
O clube do Parque São Jorge foi excluído do MCFFB após uma denúncia do Palmeiras, que alegou que o Corinthians teria tirado um jogador de 14 anos de sua base. A prática é malvista no movimento, que busca estabelecer regras para negociações envolvendo jogadores mirins, diante da falta de uma legislação específica no futebol brasileiro. Por conta da idade, atletas dessa faixa etária não podem assinar contratos de formação.
O Corinthians publicou uma nota na última sexta-feira, dia 10, alegando desconhecer os motivos apresentados na denúncia. Claudinei Alves, diretor de base do clube, citou o caso de Lucas Flora, jovem de 10 anos, que quase acertou com o rival Palmeiras.
O Corinthians já foi excluído da Copa FAM Sub-17 e pode ficar fora de outros torneios que não são organizados pela FPF ou CBF, devido à pressão da entidade.
Confira nota oficial do MCF:
Prezados Senhores, Venho, por meio deste, informar que os Clubes Formadores participantes da Copa Votorantim decidiram que não irão participar da competição caso a equipe do Sport Club Corinthians Paulista não se retire da mesma.
São eles: Palmeiras/SP, América/MG, Santos/SP, Juventude/RS, Goiás/GO, Cruzeiro/MG, Sport/PE, Fortaleza/CE e Bahia/BA.
A Ferroviária/SP, Guarani/SP e São Paulo/SP também concordam com o posicionamento, mas ainda não confirmaram por escrito.
A decisão foi tomada com base na atitude do Corinthians em aliciar um atleta menor de idade e sem contrato de formação vigente da Sociedade Esportiva Palmeiras, por não ter na época 14 anos completos; e visa garantir a integridade, ética e o espírito esportivo da competição.
Solicitamos que a Comissão Organizadora analise e tome as devidas providências para resolver esta situação o mais breve possível. Aguardamos uma resposta sobre as medidas que serão adotadas.
Atenciosamente,
DIRETORIA DO MCFFB (Movimento de Clubes Formadores do Futebol Brasileiro)
Veja Mais:
Registre-se na melhor casa de apostas do Brasil usando o link da Central do Timão: KTO.BET.BR | Aposte com responsabilidade! | Site +18