Glorioso 1904
·1 de diciembre de 2024
Glorioso 1904
·1 de diciembre de 2024
A 1 de dezembro de 1954 era, por fim, concretizado o sonho de Cosme Damião, fundador do Sport Lisboa e Benfica de, oferecer ao Clube da Luz um recinto próprio e colocar um ponto final a ciclo de 50 anos onde as águias tinham de procurar constantemente uma “nova casa”, para receber os adversários.
Costuma-se dizer que, “só se morre quando se é esquecido”, sendo assim e seguindo essa lógica, a antiga catedral ainda está bem viva. O recinto, que foi inaugurado a 1 de dezembro de 1954, como a nova casa do Benfica, ainda figura bem visível na memória encarnada. Faz agora 70 anos, no ano de 2024 que, o antigo Estádio da Luz continua de pé e íntegro nas suas fundações e pilares.
A necessidade de construir um “templo” dedicada ao Benfica surgiu logo no dia da fundação do clube, em 1904. Na altura, os primeiros atletas que envergaram com orgulho os primeiros Mantos Sagrados, treinavam num pequeno terreno, junto à Farmácia Franco que, contou com muitos vidros partidos graças a jovem emblema do bairro de Benfica. Contudo, acabou por ser apenas uma residência temporária e o Clube da Luz pode afirmar que foi difícil, a jornada para encontrar por fim uma casa permanente.
Com passagens por recintos como o das Amoreiras ou do Campo Grande, os encarnados por fim viram a Luz no fundo túnel. Finalmente o sonho começado por Cosme Damião era realizado. Depois do Ministro das Obras públicas ter proferido a mítica frase “O Benfica é de Benfica e para lá tem de voltar!” (1945), imediatamente deu início à construção da antiga Catedral. Contudo, o projeto só seguiu em frente em 1949, depois de idealizadas as fundações do estádio e as águias terem recebido luz verde da parte da Câmara Municipal de Lisboa. O Glorioso contou com uma enorme adesão, nunca antes vista, da parte dos Benfiquistas para financiar o novo recinto. A iniciativa partiu da metrópole lisboeta e percorreu todo o território nacional e até chegou às colónias de ultramar.
Com uma lotação que podia chegar aos 120 mil espectadores, o Estádio da Luz chegou a ser considerado o maior recinto desportivo construído em solo europeu. Foi palco de muitas tardes e noites repletas de glória que marcam a História deste Benfica. Este recinto imponente ajudou na afirmação encarnada no panorama nacional e internacional. A “velha” Catedral foi a casa do Glorioso até 22 de Março de 2003, ano que surgiu a nova Luz, contudo, este “gigante arquitetónico” nunca será apagado da memória de todos os Benfiquistas, aqueles que já partiram, os cá estão e os que ainda estão para nascer.
En vivo