MundoBola Flamengo
·15 de abril de 2025
Maracanã é arma do Flamengo contra o Juventude

MundoBola Flamengo
·15 de abril de 2025
Flamengo e Juventude se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 21h30, no Maracanã, pela quarta rodada do Brasileirão. Duelo que coloca frente a frente dois times que estão no topo da tabela neste início de campeonato, com o Mengão na liderança e o time gaúcho na terceira posição, e o Rubro-Negro precisa impor sua força em casa contra a fragilidade defensiva do rival para seguir no topo.
Treinado pelo ex-técnico das categorias de base do Fla, Fábio Matias, o Juventude soma seis pontos após duas vitórias e uma derrota. Enquanto o Mais Querido, invicto com dois triunfos e um empate, ocupa a primeira posição com sete pontos. A mesma pontuação do Palmeiras, atrás pelos critérios de desempate.
O início de campanha do Juventude no Brasileiro é um exemplo do que o próximo rival do Flamengo enfrenta em 2025: bons resultados em casa e dificuldade como visitante. A equipe superou Vitória e Ceará no Alfredo Jaconi, mas sofreu revés por 2 a 0 para o Botafogo quando jogou no Engenhão. Oscilação presente ao longo da temporada.
A equipe venceu todos os sete jogos que disputou como mandante neste ano. Geralmente com uma postura mais agressiva, apresenta uma média de 2 gols marcados por jogo (14 no total) e somente 0,43 sofridos (3 no total). Fora de casa, no entanto, o aproveitando cai de 100% para 33,3%.
São quatro derrotas, um empate e somente duas vitórias como visitante, ou seja, não venceu cinco das sete partidas. Os 10 gols sofridos elevam a média em um tento em comparação com os jogos em casa, de 0,43 para 1,43, enquanto os sete gols marcados reduzem o índice ofensivo pela metade.
Além disso, com o fim dos Estaduais e início das principais competições, acumula uma sequência de três derrotas consecutivas fora de casa antes de Flamengo x Juventude. Grêmio, Maringá e Botafogo superaram o time gaúcho por Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Brasileirão, respectivamente.
As únicas vitórias dos comandados de Fábio Matias como visitante foram sobre Pelotas e Caxias, ambas pelo Campeonato Gaúcho. O desempenho contra times da Série A é de três derrotas em três jogos e dois gols sofridos de média; confira:
O Flamengo pode levar vantagem sobre essa fragilidade do Juventude para conquistar os três pontos nesta quarta. Apesar de derrota surpreendente para o Central Córdoba, na última quarta-feira (9), o Mengão possui 70,3% de aproveitamento no Maracanã: cinco vitórias, dois empates e somente esse revés. Triunfos que incluem os clássicos contra Vasco (2x), Botafogo e Fluminense.
Foto: Fernando Alves/ECJ
Artilheiro e líder de assistências na temporada, o meia Jean Carlos jogou apenas uma partida do Brasileirão até o momento. Ele foi acionado na segunda etapa da vitória sobre o Ceará, no sábado, minutos antes de Matheus Babi marcar o tento da virada. Ele possui três tentos e dois passes para gol no ano.
Quem desponta como o principal destaque do time gaúcho na liga nacional é o atacante Emerson Batalla. O ponta-direita é uma das primeiras opções de jogada quando a equipe está armando um ataque, além de válvula de escape para contra-ataques. Ele deu assistências nos triunfos sobre Vitória e Ceará.
Gabriel Taliari marcou dois gols sobre o Vitória na primeira rodada e também briga pelo posto de destaque. O primeiro ao ser lançado nas costas da defesa, vencer o duelo físico com o marcador e acertar uma finalização quase sem ângulo, seguido de chute de primeira que desviou na defesa e dificultou o goleiro rival. Os "heróis" contra o Ceará foram Mandaca e Matheus Babi.
Batalla tende a ser o jogador mais acionado pelo Juventude contra o Flamengo. Fábio Matias costuma montar as suas equipes para marcar em bloco médio ou baixo quando está fora de casa, o que vai dificilmente vai mudar contra o Mengão. A estratégia inicial deve armar duas linhas de quatro na frente da área e acionar preferencialmente o atacante colombiano em velocidade.