Fala Galo
·22 mai 2025
Atlético goleia o Maringá e avança às oitavas da Copa do Brasil

Fala Galo
·22 mai 2025
Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Na noite desta quarta-feira (21), na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Atlético venceu o Maringá por 4 a 0, com gols de Rubens, Patrick, Rony e Lyanco, e garantiu a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Cerca de 20 mil torcedores acompanharam a classificação alvinegra.
A partida começou em ritmo acelerado, com chances dos dois lados. Até a metade da primeira etapa, o Atlético encontrou dificuldades para superar a marcação individual do Maringá, pecou na definição das jogadas e parou nas boas defesas do goleiro Rafael William. Mas, nos acréscimos, Rubens aproveitou a desatenção da defesa e abriu o placar na Arena MRV.
Logo aos 40 segundos, Everson lançou Cuello pela direita. O argentino levou até a linha de fundo e cruzou rasteiro. Rubens se esticou, mas não alcançou a bola dentro da pequena área.
A pressão seguiu. Aos 3, Rony tabelou com Cuello, que girou e finalizou com força. Rafael William espalmou para escanteio.
O Maringá respondeu aos 7 minutos. Após erro de Lyanco, Buga achou Robertinho, que arriscou de fora da área. Everson rebateu, e no rebote, Buga rolou para Moraes, que exigiu grande defesa do goleiro atleticano.
A equipe visitante manteve o ritmo ofensivo. Aos 10, Léo Ceará tentou a finalização, foi travado, e a sobra ficou com Lucas Bonifácio. O chute saiu à esquerda de Everson, levando perigo.
O Atlético retomou o domínio territorial, mas seguia com dificuldades na última bola. Aos 21, em contra-ataque, Moraes recebeu na entrada da área e bateu colocado, por cima do gol.
Aos 27, Alonso apareceu como elemento surpresa, tocou para Cuello, que bateu cruzado. A bola passou com perigo. Pouco depois, Hulk tocou em cobrança ensaiada de falta para Scarpa, que finalizou fraco e facilitou a vida do goleiro.
Aos 34, Alonso tabelou com Cuello e invadiu a área, mas demorou a finalizar. A zaga afastou, Cuello pegou a sobra e mandou por cima. No lance seguinte, Natanael cruzou rasteiro e encontrou Cuello livre. Ele tentou tirar de Rafael William, que fez outra grande defesa.
No final da primeira etapa, a equipe paranaense visivelmente cansada, passou a dar mais espaços para o Galo. Até que nos acréscimos, aos 48, em um lateral batido rapidamente por Cuello, Rubens recebeu sozinho na área e bateu cruzado. A bola passou por baixo das pernas do goleiro do Maringá e morreu no fundo do gol. Primeiro tempo taticamente inteligente por parte do Galo, que soube jogar o jogo de forma coletiva e com intensidade.
Na volta do intervalo, o Atlético manteve o ritmo forte. Logo no primeiro minuto, Cuello recebeu passe de Rony e balançou as redes, mas o árbitro anulou o lance por impedimento na origem da jogada.
Aos 4 minutos, o argentino voltou a levar perigo. Ele arriscou de canhota, de fora da área, e acertou o travessão de Rafael William.
O Galo não diminuiu o ritmo. Aos 6, Lyanco lançou Alan Franco em profundidade. O equatoriano venceu na velocidade e finalizou cara a cara, mas parou no goleiro do Maringá, que salvou mais uma vez.
O segundo gol veio pouco depois. Aos 7, Scarpa acionou Natanael pela esquerda. O lateral aproveitou o escorregão de Vilar, invadiu a área e cruzou rasteiro. Rony se antecipou à marcação e empurrou para as redes. Foi o primeiro gol do jovem volante como profissional. Visivelmente emocionado, ele comemorou com os companheiros e foi ovacionado pela Massa.
O Atlético quase ampliou novamente aos 10. Cuello passou com facilidade por Max Miller e bateu forte, mas Rafael William defendeu mais uma vez, evitando o terceiro.
Aos 15, Lyanco foi lançado por Everson, tentou a finalização e foi derrubado por Maranhão. O árbitro indica a penalidade para o Galo. Hulk bateu e isolou.
Aos 21 minutos, Cuca fez a primeira alteração no time alvinegro. Cuello sentiu o adutor da coxa direita e deu lugar a Bernard.
Na sequência, em lance isolado, Patrick se lesionou sozinho e precisou ser substituído por Fausto Vera. No mesmo momento, Cuca também sacou Hulk para a entrada de Júnior Santos.
O Galo controlou o jogo, continuou criando chances, mas pecou nas finalizações. Aos 27, Scarpa arrancou em jogada de contra-ataque e rolou de lado para Rony. De frente para o gol, o camisa 33 chutou em cima de Rafael William e perdeu a chance do terceiro gol para o Galo.
O Atlético apostava na troca de passes rápidos para desmontar a marcação do Maringá. Aos 32 minutos, Rubens lançou Scarpa, que puxou o contra-ataque e rolou para Rony. O volante bateu cruzado, no canto esquerdo, e marcou o terceiro gol do Galo. Pintando a notificação nos celulares da Massa Alvinegra.
Na sequência, Cuca promoveu mais uma mudança: Rony deixou o campo para a entrada de Caio Paulista.
O Maringá só levou perigo aos 38 minutos. Vilar subiu mais que a defesa e cabeceou com força, obrigando Everson a fazer boa defesa, espalmando para evitar o gol adversário.
Dois minutos depois, o Atlético quase ampliou. Alonso recebeu dentro da área e finalizou tirando do goleiro, mas a bola explodiu na trave direita.
Aos 43, o quarto gol veio em bola parada. Bernard cobrou falta pela esquerda, e o zagueiro alvinegro subiu mais que a marcação para cabecear firme e fechar a conta na Arena MRV.
Com a classificação para as oitavas de final, o Atlético embolsou R$3.638.250. O sorteio para a próxima fase ainda terá data definida pela CBF. O clube volta a campo no sábado (24), contra o Corinthians, na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 10ª rodada do Brasileirão.
Posse de bola: Atlético 50% x 50% Maringá; Finalizações: Atlético 21 x 10 Maringá; Finalizações certas: Atlético 10 x 3 Maringá; Passes: Atlético 320 x 160 Maringá;
Gols: Rubens (aos 48 minutos do primeiro tempo), Patrick (aos 7 minutos do segundo tempo), Rony (aos 32 minutos do segundo tempo), Lyanco (aos 43 minutos do segundo tempo).
Cartões amarelos: Max Miller (aos 31 minutos do primeiro tempo), Vilar (aos 40 minutos do primeiro tempo), Rhuan (aos 12 do segundo tempo), Júnior Santos (aos 25 minutos do segundo tempo).
Cartões vermelhos: Rhuan (aos 42 minutos do segundo tempo).