Papo na Colina
·21 mai 2025
Souza revela cobrança a ex-técnico do Vasco: “Professor, perdeu a mão”

Papo na Colina
·21 mai 2025
O volante Souza, de 36 anos, que recentemente rescindiu seu contrato com o Vasco da Gama, concedeu uma entrevista reveladora ao podcast Barbacast, apresentado por Rafael Cotta. Durante mais de três horas de conversa, o experiente jogador falou sobre sua curta passagem no clube e expôs bastidores do trabalho do técnico Rafael Paiva, que comandou o Vasco em 2024.
Souza contou que, mesmo fora de seu auge físico, procurava contribuir nos bastidores e chegou a questionar Paiva sobre o rendimento da equipe. “Professor, não estou falando da classificação, estou falando da performance do time”, relatou o jogador.
Foto: Reprodução/Barbacast.
Segundo ele, Paiva, que havia subido da base ao profissional, mantinha a confiança nos resultados e usava a tabela como argumento para sustentar o desempenho da equipe. No entanto, com o tempo, a falta de pulso firme do treinador teria gerado um ambiente de descontrole. “Ele não tinha aquele pulso firme, porque estava vindo da base. Muitos atletas ainda não conseguem entender que veio da base ou é campeão mundial, é treinador. E você tem que ‘tá’ ali para ouvir e tentar fazer o que ele ‘tá’ pedindo”, explicou.
Souza também revelou que, nos treinos, os jogadores começaram a dar muitas opiniões e, com o tempo, passaram a “fazer o que bem entendiam”. Para ele, isso refletiu na perda de autoridade do técnico. Ainda assim, o veterano reconheceu as qualidades de Paiva: “Tem bom coração. Vai evoluir muito ainda na carreira”.
Foto: Leandro Miranda/ Vasco
Rafael Paiva assumiu o comando do Vasco interinamente em junho de 2024, vindo do time sub-20, e permaneceu no cargo após uma sequência positiva. Sob seu comando, o time teve uma campanha segura no Campeonato Brasileiro e alcançou a semifinal da Copa do Brasil. Foram 31 jogos, com 12 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, encerrando sua passagem após uma derrota por 3 a 1 para o Corinthians, em novembro.
Revelado pelo próprio Vasco em 2010, Souza fez carreira com passagens por Grêmio, São Paulo e Porto, de Portugal. Ele retornou ao clube em 2024, mas não conseguiu se firmar: foram apenas oito jogos, sem gols ou assistências. No último dia 17, o contrato com o Vasco foi encerrado de forma amigável.
Confira o podcast:
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News