Zerozero
·19 maggio 2025
Tottenham x Manchester United: antevisão, ausências e onzes prováveis

Zerozero
·19 maggio 2025
No San Mamés, Tottenham e Manchester United defrontam-se esta quarta-feira, na tão esperada final da Europa League. Ambas as turmas inglesas estiveram longe de surpreender pela positiva na Premier League, porém, têm agora uma excelente oportunidade de redenção num dos principais palcos do futebol europeu.
Na antecâmara da última ronda do campeonato, os spurs ocupam o 17.º posto da tabela classificativa - uma posição abaixo da turma comandada por Ruben Amorim. No entanto, na Liga Europa, os comandados de Postecoglou têm conseguido ultrapassar os diferentes obstáculos. Após terminarem a Fase de Grupos no quarto posto, a formação londrina deitou por terra as aspirações de AZ Alkmaar e Eintracht Frankfurt, antes de golear, em duas mãos, o underdog Bodo/Glimt.
Já os red devils só ficaram atrás de Athletic Bilbao e Lazio na primeira etapa da competição. Posteriormente, Bruno Fernandes & companhia superiorizaram-se ao Real Sociedad e ao Lyon. Nas meias-finais, o sonho dos bascos em levantar um troféu europeu perante os seus adeptos desvaneceu: o United venceu os dois jogos com uma grande facilidade, carimbando, assim, o passaporte dourado.
O treinador luso, na antevisão ao encontro, deixou um sinal de alerta aos seus jogadores: «Temos de ganhar agora, aconteça o que acontecer. Se perdermos, a sensação generalizada será 'que perda de tempo'. A minha mensagem para os meus jogadores é de que temos de vencer, caso contrário, não importa termos chegado até aqui.»
Postecoglou, por sua vez, destacou a preponderância associada ao próximo compromisso: «Tentei, tanto quanto possível, manter-me fiel a esse processo de colocar o clube numa posição que lhe permita lutar por troféus e, ao mesmo tempo, rejuvenescer o plantel e mudar o estilo de jogo. Tem sido uma tarefa justa, com muitos desafios pelo caminho, mas com um jogo tão importante amanhã, há uma oportunidade de cumprir pelo menos a principal tarefa que me foi dada.»
Recorde-se que este será a quarta vez em que os dois clubes defrontam-se na presente temporada. O registo tem sido bem mais favorável para o Tottenham, que levou a melhor nos três confrontos disputados.
Tottenham ( vs Aston Villa 2025-05-16): Antonín Kinsky, Djed Spence, Kevin Danso, Ben Davies, Sergio Reguilón, Archie Gray, Pape Sarr, Mikey Moore, Wilson Odobert, Son Heung-min, Mathys Tel
Manchester United ( vs Chelsea 2025-05-16): André Onana, Noussair Mazraoui, Victor Lindelöf, Harry Maguire, Patrick Dorgu, Luke Shaw, Casemiro, Mason Mount, Bruno Fernandes, Amad Diallo, Rasmus Højlund