Esporte News Mundo
·20 maggio 2025
Vasco elimina o Operário nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

Esporte News Mundo
·20 maggio 2025
— Continua depois da publicidade —
Na noite desta terça-feira (20), a torcida do Vasco vibrou muito com a classificação do time para a próxima fase da Copa do Brasil 2025. Durante os 90 minutos, o jogo terminou com o mesmo placar de 1 x 1 da primeira partida, agora com Rayan marcando pelo lado cruz-maltino e Ademilson dando emoção nos minutos finais para o Operário. Na disputa por pênaltis, o goleiro Léo Jardim foi decisivo e salvou o time.
Rayan foi o nome do Vasco no 1º tempo – Foto: Divulgação/Matheus Lima/VascoDaGama
Jogando diante do seu torcedor, o Vasco tomou a iniciativa logo de cara. Desde os primeiros minutos, o time comandado pelo técnico Fernando Diniz começou a criar chances e a assustar o Operário com finalizações perigosas. Nuno Moreira cabeceou a bola muito perto do gol defendido pelo goleiro Elias, enquanto Philippe Coutinho driblou dois jogadores do Operário e encontrou Paulo Henrique dentro área, que parou na defesa do time paranaense.
O Fantasma até tentou algumas escapadas ao longo do jogo, mas nenhuma delas ofereceu sérios problemas para Léo Jardim. O lance de maior preocupação para o goleiro vascaíno foi a cabeçada de Zuluaga, que saiu pela linha de fundo. Por outro lado, o Vasco apertou o passo e começou a pressionar o adversário. Após receber a bola de Vegetti, Paulo Henrique cortou a marcação e bateu no canto, para a boa defesa do guarda-redes do Operário.
Mas o momento de maior felicidade do Vasco na 1ª etapa aconteceu aos 42 minutos. Depois de uma falha bizarra da defesa adversária, Rayan avançou com liberdade em direção ao gol de Elias, invadiu a área e chutou firme. A bola passou por debaixo das pernas do goleiro, abrindo o placar para os donos da casa e tranquilizando a torcida.
Com o tento, o camisa 77 do Gigante da Colina quebrou um jejum que já durava 10 partidas sem marcar. Ao fim do 1º tempo, Léo Jardim ainda salvou o time cara a cara contra Fransérgio. O volante do Fantasma invadiu a área e chutou em cima do goleiro cruz-maltino.
Com o resultado que garantia a classificação embaixo do braço, o Vasco retornou para a etapa final praticamente sem mudanças. Logo no início, Lucas Piton cortou para a perna direita e acertou um lindo chute no ângulo, que causou trabalho para o goleiro Elias e o obrigou a fazer uma bela defesa. Logo depois, Nuno perdeu mais uma grande chance ao errar o domínio quando recebeu livre na área. Em resposta, o Operário ameaçou algumas tentativas de jogadas perigosas e até chegou a liderar a posse de bola do duelo. Contudo, sem grande objetividade.
Para tentar conter o ímpeto do Fantasma, Lucas Piton arriscou mais uma belo chute, mas que foi direto pela linha de fundo. O mesmo aconteceu com Loide Augusto, levando perigo para os visitantes. E como no futebol existe a máxima de “quem não faz, toma”, o Fantasma chegou ao gol de empate aos 48 minutos do 2º tempo. Após cruzamento na área, Ademilson subiu mais alto que a defesa vascaína e escorou de cabeça. A bola beijou a trave lentamente e morreu no fundo das redes, levando o duelo para os pênaltis.
Em uma disputa que parecia interminável, o Vasco conseguiu superar o Operáro graças às mãos de Léo Jardim. O goleiro do clube carioca foi decisivo e defendeu três cobranças ao longo do confronto. O duelo terminou em 7 x 6 para os mandantes, para a explosão de São Januário.
Vasco: Vegetti (gol), Tchê Tchê (gol), Lucas Piton (gol), João Victor (perdeu), Mateus Carvalho (gol), Adson (gol), Hugo Moura (gol), Paulo Henrique (perdeu), Loide Augusto (gol).
Classificado para a próxima fase da Copa do Brasil, o Vasco voltar a jogar no sábado (24), às 18h30, quando visita o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Operário busca se recuperar da eliminação já contra o Amazonas, pela Série B, em duelo fora de casa, no domingo (25), também às 18h30 (ambos os jogos em horário de Brasília).